Grupos Virtuais

Durante meus primeiros anos como aspirante a miniaturista, eu pesquisava muito sobre o assunto na internet. E um click aqui e outro alí acabei descobrindo os grupos de discussão no Yahoo. 

Grupos Virtuais ou de Discussão por E-mail eram um dos modos mais eficientes de abordagem do assunto miniaturas onde o internauta além de encontrar várias informações, dicas, conselhos e soluções para o seu hobby de miniaturas, podia também encontrar novos amigos, conectá-los a sua rede de relacionamentos e comunicar-se usando as ferramentas e funcionalidades consagradas na época como grupos de discussão por e-mail, enquetes, bate-papo, instant messenger, disco virtual e muito mais.

O primeiro grupo que fiz parte foi o Mini Clube e lá eu aprendi as primeiras noções do mundo das miniaturas. Conheci outros miniaturistas brasileiros e até alguns de outros países. No começo dos anos 2000 existiam vários Grupos de Discussão, no Brasil e em outros países mundo afora, com apaixonados por miniaturas que trocavam entre si experiências e dicas. De organização e diretrizes diferentes, esses grupos tinham em comum a paixão pelas miniaturas e o compartilhamento de tudo aquilo relacionado ao universo das miniaturas. Além do Mini Clube, ao longo dos anos foram surgindo vários outros grupos como Sem Grupo, Mini Grupo, Minimalizando, Mini Italy, entre muitos outros.

Mas voltando ao início... Quando fazia parte do Mini Clube, meu temperamento irreverente, brincalhão e meio multi-tarefas me fez entrar em rota de colisão direta com vários egos dentro do grupo... normal, já estou acostumada... eu sou meio maluca, tenho uma mente rápida e aguçada, sou ligada nos 330 watts, não é fácil lidar comigo e muitas vezes as pessoas se ressentem do meu jeito solar de ser... paciência!!

Enfim, depois de algumas confusões saí do grupo e montei um novo grupo, chamado Mini Brasil, com uma proposta totalmente diferente.

O Mini Brasil foi criado em 20 de Julho de 2002. Inicialmente éramos um pequeno grupo de miniaturistas formado por artesãos e colecionadores dissidentes de outros grupos mais fechados e rígidos. Além da paixão pelas miniaturas tínhamos entre nós uma afinidade muito grande e um enorme desejo de impulsionar o máximo possível o conceito de miniaturas no Brasil. 


Pois, afinal, entendemos que qualquer informação é sempre bem-vinda, quer seja sobre materiais e técnicas diversas, quer seja sobre os progressos pessoais de cada um do grupo. Usando um ditado comum: "Um por todos e todos por um"!!! 

Nosso grupo de discussão era livre, com moderação "soft" e poucas regras de comportamento, além das básicas regras da boa educação e convivência harmoniosa. Éramos um grupo super animado e divertido, destinado à qualquer miniaturista (iniciantes ou experts) onde sempre tinha espaço para uma discussão abrangente e divertida, uma piada, uma estória engraçada, sobre o assunto em referência ou não. 

Mas não vivíamos só de piadas e brincadeiras não!!! Tínhamos uma programação bem intensa sobre miniaturas para iniciantes e experts. É claro que tinha lugar também para muita confusão, porque ao longo dos anos percebemos que conviver em Internet é uma tarefa difícil pois mal entendidos surgem num piscar de olhos e muitas vezes viram uma grande bola de neve... 

Por isso o grupo passou por várias situações de stress e teve diversas proprietárias e moderadoras além de mim, como por exemplo a Luna, a Evelyne e a Vera. Mas em 2006 o grupo voltou às mãos de sua owner original, euzinha! Foi uma volta que aconteceu em um momento muito difícil para mim e até inesperado. Mas talvez tenha sido aquele momento "divisor de águas"... E foi nesse ano que eu comecei a agitar o grupo com aulas, concursos, bingos, swaps e desafios... e quando eu digo "agitar" eu quero dizer agitar mesmooooooo!!! 

Durante todo o ano de 2006 fiz uma programação mensal com aulas e passo-a-passo de temas diversos que carinhosamente apelidamos de Projeto PAPs (Passo-a-Passo). A cada mês, um dos participantes do grupo que tinha uma certa especialidade se comprometia a produzir um passo-a-passo sobre um tema e ensinava o pessoal, tirando dúvidas e dando pequenos toques. Na página 2006 - PROJETO PAPS você pode ver o resultado de todas as aulas e saber tudo o que aconteceu no nosso grupo naquele ano.


Em 2007, o grupo apresentava um renovado astral de motivação e um recém descoberto espírito de equipe entre todos os participantes do grupo. E aproveitando esse momento e o sucesso das aulas PAP, resolvi fazer um projeto mais arrojado e uma idéia que há muito tempo vinha rondando em minha mente: um projeto de lojas e estabelecimentos comerciais com o tema do BRASIL COLÔNIA. Foi um sucesso!!! Mas para saber mais sobre esse projeto e ver tudo o que aconteceu no grupo vou deixar para contar em uma página específica que você encontra na navegação à direita na página 2007 - PROJETO COLONIAL.


E depois do sucesso que foi o PROJETO COLONIAL, eu pirei de vez!!! Planejei e organizei um MEGA-PROJETO chamado "NÓS, OS IMIGRANTES", que era muito mais abrangente e complexo do que o Projeto Colonial.

Apresentei o projeto 2008 no nosso encontro de Final de Ano em 2007 e a aceitação foi imediata e até começamos a fase de pesquisas e definições de temas... mas, por um problema pessoal eu tive que me afastar do grupo e o Projeto não vingou... 

Mas, eu continuo com essa fascinante ideia na minha caxolinha e ainda vou fazer uma adaptação personalizada ao projeto para produzir algumas peças com o tema dos imigrantes... Talvez não na grandeza que seria o original, mas pelo menos algumas lojas que conheci nas minhas viagens por aí... Para saber mais, confira como era o projeto e quais serão minhas futuras miniaturas na página à direita 2008 - PROJETO NÓS, OS IMIGRANTES.


Afastamento:

No final de 2007, com a conclusão do Projeto Colonial, lancei para o grupo o Projeto para 2008 chamado "Nós, os Imigrantes!".

Porém de 2008 até 2010 tive que me afastar novamente do grupo, por motivos pessoais e de trabalho, pois foi justamente na época em que estava montando o meu Atelier Vila Sol. Durante esse período o grupo ficou sendo moderado pelas mãos competentes da Evelyne e da Vera. Mas, devido a sua complexidade e a minha ausência do grupo, o Projeto "Nós, os Imigrantes!" ficou na gaveta.

Em 2012, o grupo estava precisando de novo(s) proprietário(s)/moderador(es) e foi então que dois participantes da Bahia, a Monica Terra e o Leo Furtado, resolveram tomar as rédeas do grupo e dar uma energizada em todo mundo... mas com o surgimento de outras plataformas mais modernas na internet, como Facebook e Whatsapp, os grupos de discussão por email foram perdendo espaço. Aliando-se a isso, os miniaturistas e seguidores dos grupos tomaram outros rumos e por fim, em 2019 o Yahoo Grupos anunciou que seria desativado. 

Hoje, existem grupos de miniaturistas no Facebook mas infelizmente, nada se compara àquela época de descobrimentos, novidades, confusões, aprendizados... Enfim, tudo muda, tudo evolui... Ficaram as recordações e registros que, na pequena parte que me cabe dentro do miniaturismo brasileiro, deixo aqui as minhas recordações e contribuições... 




É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, dos textos e imagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário