Em 2009, além de montar o Atelier Vila Sol, eu também mudei para um pequeno apartamento que não tinha espaço para a Mansão (veja sobre ela no link "Primeira Casa de Bonecas"). Aliás o apartamento era tão pequeno que não tinha espaço para muita coisa mesmo... mas eu amava meu mini-apartamento... kkkk
Na época eu estava para inaugurar o Atelier Vila Sol e acabei levando a Mansão para lá. Porém a estrutura da mansão já estava se deteriorando com o passar dos anos e ela já estava meio bamba... Tenho que dizer que a mansão foi o meu primeiro trabalho, na época eu era totalmente inexperiente e não sabia diferenciar um prego de um parafuso... quando construí a mansão, fiz muita coisa errada durante a montagem e só Deus sabe como é que ela resistiu bravamente por 10 anos...
Nos primeiros meses do Atelier, a mansão ficou meio num canto, quase como um objeto decorativo... Passada a inauguração, as coisas foram se acalmando e foi aí que eu resolvi refazer tudo, mas com uma estrutura totalmente diferente e que fosse compatível com o espaço do meu apartamento e para tanto inventei um modelo que pudesse ficar na parede da varanda do meu apartamento.
Depois da reforma ela ficou super charmosa, já são 10 anos que me acompanha em todas as mudanças e olha que eu já mudei outras 4 vezes, sendo que uma dessas mudanças foi de São Paulo para João Pessoa... e ela continua lá, firme e forte!!
A minha Casinha de Bonecas de parede
A casinha tem 5 andares com um terraço com jardim no último andar. No térreo fica o hall de entrada e a sala de visitas. No primeiro andar fica a sala de jantar e a cozinha. No segundo andar ficam o dormitório do casal e o quarto do bebê. No terceiro andar fica o banheiro e o escritório.
Todo o mobiliário e acessórios são os mesmos da Mansão e também alguns dos papéis de parede. Quando montei a mansão não sabia fazer nada, era só colecionadora e comprava todas as peças como mobiliário e acessórios, por isso vou aproveitar essa página para citar quem foi o artesão que fez aquele móvel ou acessório...
Porém por um problema de espaço, alguns aposentos não foram reproduzidos, como a sala de música e a sala de costura. Abaixo, as fotos de cada aposento e de alguns detalhes que fizeram deste trabalho um dos mais prazerosos que já fiz.
A sala de visitas é um ambiente nitidamente vitoriano... Alguns detalhes foram presentes que ganhei dos meus amigos maravilhosos que sabem que eu adoro miniaturas: o quadro do lado esquerdo é realmente pintado à mão pela artista plástica Marcia Beltrachini, o gramofone é do Cláudio Ziggiatti, o jogo de chá sobre a mesa é da marca Reutter e foi presente da minha amiga Rhegina...
A Sala de Visitas
O Hall de Entrada foi todo feito com mobiliário que comprei do querido e saudoso Orson, do Atelier Pepp & Orson. Um dos miniaturistas mais fantásticos que conheci e ser humano maravilhoso, sempre disposto a compartilhar uma dica, um conhecimento e sempre pronto a atender as encomendas malucas que eu inventava.
O Hall de Entrada
A Sala de Jantar é um dos ambientes mais lindos da minha casinha... Os móveis são de Humberto Jara e as porcelanas foram encomendadas de uma artesã tendo como base um jogo de porcelana que era de minha mãe, o relógio cuco do lado direito foi comprado da Regina Passy e a toalha de crochê, apesar de não ter os pontos dentro da escala 1/12 e destoar um pouco, foi feita pela minha saudosa mãe.
Detalhe |
A Cozinha foi um dos ambientes mais divertidos de se fazer, talvez porque enquanto a gente decora o ambiente com produtos alimentares e comidinhas a gente volta a ser uma menina brincando de casinha... é o máximo... eu por exemplo tenho paixão por criar bolos, tortas e docinhos em miniatura... tanto é que já montei umas 2 ou 3 docerias em miniatura... rsrsrs
Essa cozinha foi toda feita com mobiliário da coleção Dollshouse que trazia em cada fascículo um móvel ou acessório para casa de boneca. Eu nunca montei a casa original da coleção, mas usei quase todo o mobiliário nas minhas próprias casas e lojas.
A Cozinha
Detalhe |
O Dormitório do Casal foi todo decorado com mobiliário feito pelo artesão Umberto Jara e foi uma das primeiras peças que comprei quando ainda nem tinha começado a construir a Mansão. É composto por cama de casal, dois criados mudos, penteadeira com banquinho.
Por algum motivo, quando comprei os móveis não estava incluído o armário, que foi uma das primeiras peças que eu produzi quando comecei a me aventurar na produção de móveis em miniaturas.
Sobre a cama, deixei um dos primeiros mini-livros que eu fiz, com as páginas entreabertas possibilitando a gente ver a história dentro.
Ao lado do dormitório do casal fica o Quarto do Bebê que também foi todo decorado com mobiliário da coleção Dollshouse, que trazia em cada fascículo um móvel ou acessório para casa de boneca.
O berço foi o único móvel que eu fiz, também quando estava começando a aprender a fazer minhas próprias miniaturas.
O Banheiro... ahhhhh o banheiro... tenho que confessar, na minha opinião é um dos ambientes mais lindos da minha casinha... Eu ganhei de presente da minha amiga-irmã Rhegina quando ela voltou de uma viagem e quase enlouqueci!!! Todas as peças são da famosérrima marca alemã das Porcelanas Reutter: a banheira, a pia, o vaso e todos os acessórios... repare bem que até rolo de papel higiênico tem!!! É uma perfeição... até os azulejos feitos em uma placa plástica foram presentes da Rhe, e eu consegui com muito cuidado, descolar da antiga mansão e recolocá-los na nova casinha...
Feito por mim só mesmo a escova de dentes e os potinhos nas estantes das paredes... rsrsrsr
O Escritório também foi todo decorado com móveis feitos por Pépp & Orson, como a escrivaninha colonial com a cadeira giratória que gira de verdade, a mesinha de telefone, a mesa de apoio para máquina de escrever e a cadeira de balanço... A maioria dos acessórios também são deles...
O único móvel que eu fiz foi a estante com as coleções de livros e as pastas e caixas de arquivo. E também os quadros imitando pergaminhos antigos com iluminúrias.
E para finalizar, o Terraço com Jardim na cobertura é o espaço mais bucólico da minha casinha. No centro, um lindo conjunto de mesa com cadeiras em ferro branco, que provavelmente veio em algum fascículo da coleção Dollshouse.
Uma das cenas que eu mais gosto de reproduzir em uma miniatura é aquela em que parece que alguém acabou de passar por aquele ambiente, seja por alguma coisa que deixou espalhada em algum lugar ou que caiu no chão por acidente... é o máximo... faz a miniatura ganhar vida... No terraço eu pude deixar essas marcas de passagem, nas ferramentas sujas de terra espalhadas pelo chão...
Ahhhh sim, e pra ver se você é um bom observador, será que você encontra o ilustre visitante que também está conhecendo a minha linda casa de bonecas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário